No hebraico não temos vogais, temos duas letras sem som nenhum e uma letra com som de Y (transliterado muitas vezes como i) mas de fato não existem vogais....
Como conseguimos então ler sem vogais?!
Um grupo de eruditos judeus resolveu criar um sistema que auxiliasse a leitura, eles era os massoretas e o sistema inventado por eles ficou amplamente conhecido e é o que nos ajuda até os dias atuais, o nome dos 'pontinhos e tracinhos' é então chamado de sinais massoréticos, fazendo menção aos seus inventores.
Você deve saber que existem textos sem esses sinais, até aqui no blog algumas palavras em jogos são escritas sem os sinais, temos então, 2 tipos de textos em hebraico, os pontuados e os não pontuados...
Você será capaz de ler sem pontuação somente depois
de muito estudo e prática, não se preocupe com isso agora, o mais importante neste momento é aprender os sinais massoréticos.
Você já percebeu que existem vogais com entonação abertas e fechadas?! Por exemplo: É x Ê. Na pontuação massorética as vogais estão divididas entre Abertas (ou curtas) e Fechadas (ou longas).
Algumas vogais como 'a' 'i' e até mesmo 'u' são difíceis de serem ditas de forma 'fechada/longa', mas um pequeno esforço na pronuncia já é o suficiente... No caso da vogal a muitas pessoas só consideram a forma aberta e a fechada é pronunciada como 'ó' (o sinal é o mesmo, salvo em alguns livros que colocam a pontuação do 'ó' um pouco maior do que a do 'â').
Clique nas imagens, salve e imprima-as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário