Falando sobre a idade

Por esses dias tenho postado lições sobre apresentações pessoais, ensinei como dizer nosso lugar de origem (clique aqui pra ver), ensinei como falar o próprio nome e perguntar o nome das pessoas (clique aqui pra ver), mas ainda há muitas outras coisas que as pessoas costumam perguntar e falar quando estão se conhecendo, uma dessas coisas é perguntar sobre a idade. 

Pra sabermos falar sobre idades é preciso que saibamos primeiro contar, a maioria dos estudantes de hebraico aprendem a contar até 10 e param de dar importância para os números.. Isso é um erro, a não ser que você tenha 5 anos de idade e não saiba contar além do 10 nem mesmo em português, não faz sentido parar por ai, você deve aprender a contar no mínimo até a casa da centena!No mínimo... 

Então antes de postar o vocabulário de 'quantos anos você tem' e 'eu tenho  x anos' vamos dar uma olhadinha nos números. 

Ao lado encontramos os números de 0 a 19 e depois vemos de 10 em 10 até chegar a 100. 

Se quisermos falar por exemplo 22 falamos 'Esrim Vshtaim'.  E podemos fazer isto pra formar qualquer número decimal a partir de 20. Usamos 'v' como usamos o 'e' em português, então falamos a palavra correspondente a dezena + 'v' + a palavra correspondente a unidade. 

Bem, vamos a questão central do post! 

Como eu pergunto quantos anos alguém tem??? Como eu falo a minha idade ou a idade de outra pessoa???

Para falar de idade usamos uma expressão que se for traduzida ao 'pé da letra' é filho/filha + o valor da idade.

Sabendo disso o vocabulário básico envolve saber falar filho/s e filha/s em hebraico. 

Filho = ben. Se sou homem e quero dizer que tenho 5 anos digo Ani ben chamesh.  Uso o pronome + o termo ben (termo no singular e masculino) + o número correspondente a minha idade. 

Filha = bat. Se sou mulher e quero dizer que tenho 19 anos digo 'Ani bat tshá esreh'. Pronome + termo bat (no singular e feminino) + o número correspondente a minha idade. 

Faço exatamente a mesma coisa pra falar da idade de outras pessoas, uso sempre o pronome pessoal, me atentando para o gênero: Se é mulher uso bat, se é homem uso ben. O pronome tem que combinar com a palavra que vem depois. Se falei hi (ela) tenho que usar sempre, indiscutivelmente o termo bat, qualquer outra forma está errada. Se uso o termo hu (ele) tenho que usar sempre o termo ben! A regra não muda pra atah (você na forma masculina) e pra at (você na forma feminina). 

Para perguntar quantos anos alguém tem usamos o termo 'camah' que como mostra a gravura que coloquei aqui é 'quantos'. Para estruturarmos a frase usamos Bat se estamos interessados em saber a idade de uma mulher ou ben se estamos perguntando sobre um homem + o pronome interrogativo 'Camah' + pronome pessoal ou o nome da pessoa que estamos falando. 

Na gravura coloquei 2 exemplos: Bat camah hi? Que ao traduzirmos fica 'quantos anos ela tem?', mas poderíamos substituir o pronome hi por um substantivo próprio com o nome da mulher que estamos nos referindo, ficaria 'Bat camah Débora?'.. E a resposta da folha está como 'Hi bat...'  ai dizemos o número correspondente a idade.

O segundo exemplo é a pergunta masculina.' Ben camah hu?' que é 'quantos anos ele tem', e a resposta 'Hi ben...'  Podemos fazer a mesma modificação citada acima.

Os termos no plural são muito usados também, imaginem a seguinte situação: Você tem 3 filhos e alguém quer saber a idade deles, então a pessoa pode perguntar: 'Bne camah hem', note o seguinte: Usei o termo no plural, na forma masculina 'bne' + Camah + pronome 'hem' (eles). 

Outra situação em que podemos usar o plural é quando temos duas pessoas com a mesma idade, por exemplo, eu e minha amiga Sarah temos 22 anos, então posso dizer que 'Anarnu bnot esrim vshtaim' ou seja 'Nós temos 22 anos' , como são duas meninas e eu usei o termo nós que é um termo 'unissex' tenho que ter atenção na próxima palavra, pois ela determina o gênero da frase, bne é usado para homens ou para grupos onde haja ao menos um rapaz, bnot é usado para mulheres. 


Treine esse vocabulário escrevendo os números, tentando acertar a idade das pessoas que passam na rua ou até mesmo dos seus amigos.  A melhor forma de memorizar essas regrinhas é usando-as. 


Lehitraot! 
Débora C'ruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário