Foto de uma das pimenteiras fruto das sementes da pimenteira velha que foi recuperada. =) |
Avraham tinha tanta fé no Eterno, na Sua promessa de que ele prosperaria e se tornaria pai de de muitas nações a tal ponto de não querer 'apressar as coisas'.
Precisamos ter total emunah de que o Eterno proverá o nosso sustento, nos dando aquilo que Ele determinou pra nós, não precisamos das coisas que pertencem a outros, precisamos apenas confiar que tudo aquilo que é nosso chegará as nossas mãos, é isto o que aprendemos quando Avraham avinu não aceita ficar com as coisas do rei de Sodoma, rei de um povo que era corrompido espiritualmente e muito perverso...
Avraham já era próspero, ele de fato não precisava daquelas coisas, e aquelas riquezas pertenciam ao povo de Sodoma... Muitos hoje em dia desejam prosperidade financeira a qualquer custo, desejam ter muito mais do que aquilo que já tem, mesmo que este 'muito mais' venha de fontes que não são boas.
Certa vez, comecei uma horta aqui em casa, até hoje ainda planto de tempos em tempos algo novo, mas iniciei tentando recuperar uma pimenteira que já havia secado completamente... Na realidade ninguém mais acreditava que ela conseguiria 'reviver' depois de ter ficado tão seca... Me ofereceram sementes de pimentas novas, me ofereceram até outra pimenteira comprada no mercado, eu decidi não aceitar e tentar tratar daquela pimenteira antiga e quase sem vida.
Eu mergulhei-a na água, troquei-a de vaso e terra, podei as suas folhas secas, tirei as pimentas murchas e depois de mais de uma semana de muito trabalho ela ganhou um novo vigor, e pouco tempo depois estava com folhas verdes e dando flores e as sementes daquelas pimentas que estavam totalmente secas deram origem a outras pimenteiras ainda mais bonitas e frutíferas.
Talvez, não aceitar formas mais rápidas de conquistar aquilo desejamos nos faça mais feliz a longo prazo, pois sem as lutas e as vivências que adquirimos ao longo da jornada não temos méritos, nosso sucesso sempre estará atrelado a nomes de terceiros... É como ter uma pimenteira cheia de pimentas bonitas e suculentas mas que não foi tratada ou cultivada por você e mesmo que aquela pimenteira seja sua, sempre haverá alguém dizendo que ela é sua porque 'fulano a deu', é como ser mais rico e próspero por ter aceitado os bens de um povo perverso... O atalho nos rouba a beleza de ver e vivenciar os milagres cotidianos que só presencia aqueles que decidem seguir pelo caminho justo.
Por fim, a lição que aprendi este ano foi: Devemos saber que nada que é imoral e ilícito será algo bom para nós, por isso devemos nos abster de nos beneficiarmos de fontes assim, estes atalhos não valem a pena.
Shalom!!!
Débora C'ruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário