Pronomes pessoais

Nos próximos dias irei postar um conteúdo de verbos, mas se você ainda não tem de cor e salteado os pronomes pessoais não conseguirá aprender os verbos.

Os verbos no hebraico mudam de acordo com o gênero e número... Quando o verbo é referente a uma mulher é dito de uma forma e quando este mesmo verbo é referente a um homem ganha outra forma, se são muitas mulheres é de outro modo e se são muitos homens é de outro jeito... Então, esta é a razão mais fundamental para se aprender os pronomes!

Os pronomes em hebraico, tal como na nossa língua portuguesa, estão divididos em 2 grandes  grupos: Singular e Plural. Depois, dentro dessa divisão temos: Masculino e Feminino.

Eu aconselho que todos gravem os pronomes sem os pontos massoréticos, por isso o quadro foi feito sem eles, pois aparecerão inúmeras vezes em qualquer literatura, seja na Torah, no sidur, em revistas, em legendas... Os pronomes estão por toda parte e são fundamentais para construir as frases!

Duas considerações importantes:

  1. O pronome 'eu - ani', serve tanto pra homem quanto pra mulher, do mesmo modo o pronome 'nós- anachnu'. Numa frase você deverá avaliar o verbo para saber o sexo de quem fala. Esses dois pronomes são escritos do mesmo modo tanto quando são referentes a  homens quanto a mulheres. 
  2. Já os pronomes 'vós', 'eles, elas' são escritos de forma diferente, alterando apenas a última letra da palavra, mas a pronuncia é a mesma! Para homens os pronomes terminam com a letra 'mem' e para as mulheres termina com a letra 'nun'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário